sábado, 23 de abril de 2011

“DE QUEM É A PRIMAZIA EM NOSSAS VIDAS”



TEXTO AUREO
Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.
Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia

VERDADE PRÁTICA
Para o cristão, Cristo deve ser o primeiro em tudo. Se Ele não for o primeiro, nossa vida não passa de uma ilusão, mas se ele for o primeiro você vai sorrir, vai viver, vai vencer.

COMENTÁRIO
Segui a Cristo importa ter fé: Isto é, ter tanta confiança nEle que desejamos partilhar de Sua morte, e com Ele ficamos contentes, quaisquer que sejam aas conseqüências. Vemos nestes versículos (Mt. 8:21,22), um caso típico de obediência adiada: “Permite-me que primeiramente...” Para o cristão, Cristo deve ser o primeiro em tudo. Quando Cristo chama um homem para uma tarefa específica, o discípulo deve às vezes privar-se do que faria em outra situação. “Deixa aos mortos sepultar os seus mortos.” Essa expressão de Jesus significa: Deixa os espiritualmente mortos sepultar os fisicamente mortos.
E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos (Mt. 8:21,22).

O verbo “buscar” (Mt.6:33) subentende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo. Os ouvintes de Cristo, que já se declaram as ordens do Rei, devem continuar buscando e concentrando-se nos valores espirituais, colocando toda sua confiança em Deus; e Deus que conhece suas necessidades temporais suprirá o que for necessário.
Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt.6:33).

CONCLUSÃO
Quem ou o que está ocupando o primeiro lugar em nossas vidas? Temos urgências, emergências e prioridades. Difíceis escolhas se apresentam diante de nós e você precisa tomar essas decisões. Não podemos ficar em cima do muro. No trono do seu viver só existe lugar para um, só pode ter um Senhor. Decide agora quem e o que vai ocupar seu coração (Arautos do Rei – Se Ele não for o primeiro).

VOCABULÁRIO
Primazia [Do b.-lat. primatia, 'o primeiro plano'.] Substantivo feminino.
1. Prioridade 2. Excelência, superioridade.

Prioridade [Do lat. med. prioritate.]  Substantivo feminino.
1. Qualidade do que está em primeiro lugar, ou do que aparece primeiro; primazia.
2. Preferência dada a alguém relativamente ao tempo de realização de seu direito, com preterição do de outros; primazia.
3. Qualidade duma coisa que é posta em primeiro lugar, numa série ou ordem.


BIBLIOGRAFIA
Bíblias:
Thompson, Explicada, Pentecostal, On line.
Dicionários:
Aurélio, John D. Davis.
Musica:
Se Ele não for o 1- Arautos do Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário