sábado, 30 de abril de 2011

“OS SINTOMAS DA DERROTA”

E chamou o menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel! Porquanto a a rca de Deus foi levada presa...(I SM. 4 :21)


INTRODUÇÃO

Icabô ou Icabode, tanto pode significar “Glória do Senhor”, como “Nenhuma Glória” como no versículo citado acima. E a arca simbolizava a presença de Deus no meio do Seu povo. Imagine o desconforto que esta ausência trazia.


A derrota vem:

1 ) Quando se confia mais nas coisas criadas do que no Criador (v.3).

Irreverentemente usaram a arca como um amuleto. Um amuleto é um objeto animado ou inanimado, feito ou criado ao qual se atribui poder sobrenatural e se presta culto. Este é um grande erro que cometemos, quando substituímos a presença real de Deus em nossas vidas por coisas que pensamos ou até acreditamos que possa ocupar Seu lugar. Nada nem ninguém O podem. Nem a arca, nem homens, nem anjos, nada pode. Reconduza o Senhor para Seu lugar de direito em sua vida, antes que seja tarde demais.


2 ) Quando se trata levianamente as cousas do Senhor (vv. 3-5).

De forma irrefletida ou irresponsável levaram a arca para o campo de batalha, quando seu lugar era o santuário. Outro grande problema. Quando nos apossamos das coisas sagradas e consagradas e queremos aproveitá-las no mundo, ou fora de seus devidos lugares. Assim foi com o filho pródigo (Lc. 15:11-32), achando que as riquezas de seu pai durariam para sempre no mundo. O que Deus nos presenteou é para sua Glória e louvor, quando Belsazar (Dn. 5:3,4), quer fazer uma grande festa pagã com os vasos da casa do Senhor.
Voltemos a adorar ao Senhor em Sua casa.


3 ) Quando homens colocam-se a postos no comando e Deus é esquecido (vv. 4-11).

Geralmente ocorre quando estamos abastados, supridos e repletos de bênçãos. Nos apertos da vida é difícil nos esquecermos de Deus. Quando colocamos outros no Lugar de Deus os resultados são terríveis: 34.000 homens mortos, a perda da arca e a destruição de Siló (O ente querido).

CONCLUSÃO

Amado, por mais desesperadora que a situação se apresente, nada substitui a presença de Deus em nossas vidas. Quando falo em vida, falo-a em toda sua plenitude, em todas as áreas de sua vida. Este vazio em seu coração é a altura, a largura e a profundidade exatas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário